Como ter confiança em si mesmo ?

Nesse artigo eu vou te mostrar algumas formas efetivas de se aumentar a autoconfiança de uma vez por todas.

As pessoas autoconfiantes tendem a ser admiradas e a inspirar confiança nos outros a sua volta. Elas encaram seus medos com coragem e não tem problemas  com assumir riscos.

Elas sabem que não importa que tipo de obstáculo vem pela frente, elas continuarão tendo confiança em sua capacidade e superaram

A baixa autoconfiança não é uma sentença que você precisa carregar pelo resto da sua vida, pelo contrário você pode aprender praticar e maximizar sua capacidade de confiar em si mesmo uma vez que conseguir fazer isso tudo na sua vida irá mudar para melhor.

Ninguém nasce com uma autoconfiança inabalável, as pessoas que a possuem tiveram que trabalhar anos em cima dela e na maioria das vezes sem ao menos perceber se você lida diariamente com aquela voz interna dizendo:  “você não é bom o suficiente”,  “isso não é para você”, “não vai é melhor desistir”. Está mais que na hora de virar o jogo,  então leia esse artigo completo e aprenda Como ter confiança em si mesmo.

1 – Tenha Disciplina


Ser disciplinado é a melhor forma de aumentar a autoconfiança.

Pensa comigo, a falta de autoconfiança vem atrelada as nossas memórias de quando precisamos ter feito algo e não fizemos ou então fizemos errado e fracassamos.

Se você não se sente confiante em começar a acordar 5 horas da manhã para estudar ou trabalhar no seu projeto, por exemplo, é porque você sabe que em outras vezes que precisou fazer isso fracassou miseravelmente, por isso a melhor forma de se contornar isso é ganhando credibilidade com a sua mente quando você diz para si mesmo que vai fazer algo e de fato faz.

Por mais besta que possa ser se algo você ganha alguns pontos de credibilidade da sua mente.Comece fazendo coisas simples, escreva no papel as tarefas que você irá cumprir hoje ou amanhã, e simplesmente cumpra, você precisa ter evidências passadas para poder sustentá-la, então toda a experiência que você passar hoje através das suas ações disciplinadas, servirão de apoio para a autoconfiança que irá sentir no futuro.

2 – Anote suas conquistas

Baixe um bloco de notas no seu celular ou use um caderno físico mesmo e anote todas as suas conquistas, anote absolutamente tudo aquilo que acontecer com você e que possa te servir como um tijolo a mais na construção da sua autoconfiança. As vezes coisas simples passam despercebidas aos seus olhos e ouvidos, como o elogio de um amigo, de um cliente ou até do seu chefe, caso tenha um.Quando você anota essas pequenas conquistas, você obriga sua mente a focar no seu potencial, naquilo que você tem de bom, e isso te faz se sentir melhor consigo mesmo. Além disso, rever suas anotações diariamente irá fortalecer sua crença de que sim, você tem motivos para confiar em si mesmo, ao invés de ter uma lista do que fazer, você terá uma lista do que já fez, e isso te trará uma ótima sensação de realização.

3 – Finja já ser confiante

As vezes parece que aquilo que estamos sentindo dentro de nós está escancarado para todo mundo ver, mas não, as pessoas veem só aquilo que você comunica, você pode ver uma pessoa subindo num palco e passando uma forte imagem de confiança, porém, muitas vezes essa pessoa pode estar aterrorizada de medo por dentro. A sua linguagem corporal determina a forma como as pessoas te percebe e como você mesmo se percebe, as vezes, só o fato de se colocar em uma postura mais firme, como cabeça erguida e peito estufado, já te coloca em um estado maior de confiança, eu falo mais sobre isso no meu vídeo sobre linguagem corporal confiante, depois você assiste lá.

4 – Se questione

A primeira pergunta que eu faço para mim mesmo quando preciso tomar uma atitude corajosa e de forma confiante é me fazer a seguinte pergunta: Qual o pior que pode acontecer? Na maioria das vezes o pior que pode acontecer é ficar no zero a zero, recebendo um “não” por exemplo, quem recebe um “não”, não perde nada, apenas deixa de ganhar, mas ainda continua do mesmo jeito que antes.

5 – Cuide de si mesmo

Será que você tem cuidado de si mesmo como deveria? Pra saber isso, basta você responder mentalmente essas perguntas, quantos livros você leu nos últimos 2 anos? quantas vezes você se exercitou nas últimas 2 semanas? Quantas coisas novas você aprendeu nesse ano? isso responde muito sobre o quanto você investe em si mesmo, seja na sua saúde, na sua estética, nos seus relacionamentos ou na sua intelectualidade. Tudo isso soma pontos a favor ou contra sua confiança em si mesmo, por isso é fundamental ter a mentalidade de progresso continuo como estilo de vida, inclusive é isso que aplico na minha vida e que recomendo você começar a aplicar na sua também.

6 – Se planeje

Esse sexto ponto é fundamental. Por mais que você siga todos os outros cinco pontos que indiquei até agora, na hora falar em público, se posicionar em seu trabalho ou em um conversa simples é ideal ter domínio sobre o que está falando.Por esse motivo é importante se inteirar com antecedência acerca do assunto que irá falar, se planejar sobre o que vai dizer e até mesmo procurar saber mais sobre o ambiente onde você irá.Para isso, não tem jeito! é preciso se preparar com um com planejamento para evitar ser constrangido com muitas surpresas.

7 – Acredite e visualize, faça

Essa última dica parece mais subjetiva que as outras em relação a como ter confiança em si mesmo. Mas é isso mesmo, naquele momento que você estiver se sentindo inseguro, mentalize todos os pontos anteriores, acredite em você e faça o que que ser feito.

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil para você! Deixe um comentário abaixo e compartilhe ele nas redes sociais para ajudar mais pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.