Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.014

 

 

  Saw Palmetto - Serenoa Reppens

 

 

 

Trata e Previne o Aumento da Próstata;

Combate os Sintomas da Hipertrofia da Próstata (HPB), como:
Dificuldade de iniciar a micção, Fluxo urinário fraco, Idas freqüentes ao banheiro, especialmente à noite, Retenção de urina, Dor ao urinar.

Trata a Prostatite: congestão, edema e inflamação da próstata; Combate a calvície pela inibição do DHT.

 

O Saw Palmetto ou Serenoa reppens é uma pequena palmeira que cresce irregularmente no Texas até a Carolina do Sul, nos Estados Unidos, possui hastes espinhosas e serreadas que pendem da base de cada folha. Com um ciclo de vida que dura 700 anos, a planta parece quase indestrutível, resistindo à seca, à infestação de insetos e ao fogo. As propriedades medicinais dessa planta advêm de suas frutas preto-azuladas semelhantes a amoras, que geralmente são colhidas entre agosto e setembro. O processo de colheita é, por vezes, perigoso: os ceifeiros podem-se cortar facilmente devido às hastes das folhas que são afiadas como navalha, além de correrem risco de serem mordidos pelas cobras cascavel que constroem seus ninhos à sombra dessa palmeira.

O saw palmetto possui uma longa história de uso popular. Os índios norte-americanos utilizavam-no para o tratamento de distúrbios do trato urinário. Os primeiros colonizadores, observando a vitalidade dos animais que consumiam as frutas dessa planta, decidiram utilizá-la, também, como um tônico geral. Durante anos, essa planta foi indicada para o alívio de tosses persistentes e para melhorar a digestão. Hoje, a fama de Saw Palmetto ou Serenoa reppens deve-se principalmente à sua capacidade de aliviar sintomas de uma próstata aumentada - utilização essa comprovada por muitos estudos científicos.

Na Itália, na Alemanha, na França e em outros paises, os médicos prescrevem rotineiramente o saw palmetto para o tratamento do aumento benigno (não-canceroso)

da próstata, conhecido clinicamente como HPB, que se refere à "hiperplasia" (ou "hipertrofia") prostática benigna. Quando a glândula prostática masculina, que possui o tamanho de uma noz, torna-se aumentada, doença comum que afeta mais de metade dos homens acima dos 50 anos de idade, ela pode pressionar a uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do pênis, passando através da próstata. Os sintomas resultantes incluem micção freqüente (principalmente à noite), fluxo urinário enfraquecido, micção dolorosa e dificuldade de esvaziamento completo da bexiga. Os pesquisadores acreditam que a Serenoa reppens alivia os sintomas da HPB de várias maneiras. O mais importante é que ela parece alterar os níveis de muitos hormônios que causam a multiplicação das células prostáticas. Além disso, a planta pode atuar eliminando a inflamação e reduzindo a inchação do tecido.

Estudos descobriram que o saw palmetto produz menos efeitos colaterais (como a impotência) e resultados mais rápidos que a finasterida, o medicamento prescrito para a próstata. Além disso, o saw palmetto demora apenas cerca de 30 dias para se tornar eficaz, ao passo que o medicamento convencional pode levar seis meses.

 

Benefícios adicionais do Saw palmetto

 

Embora haja evidências fortes de que o Saw palmetto alivia os sintomas HPB, outros benefícios potenciais dessa planta são ainda especulativos. Ela tem sido utilizada para o tratamento de certas inflamações da próstata (prostatite). Em laboratório, ela fortalece a capacidade do sistema potencial para as infecções do trato urinário ou da próstata. Como a Serenoa reppens afeta os níveis dos hormônios que promovem o câncer, os cientistas também estão investigando sua possível importância na prevenção do câncer da próstata.

O extrato dos frutos de Saw Palmetto ( Serenoa repens ), palmeira nativa da costa Atlântica dos EUA, vem sendo usado largamente na Europa e EUA contra o aumento anormal da próstata. Esta popularidade tem fundamento. Existem mais de vinte estudos duplo-cego, e controlados com placebo, demonstrando que o extrato liposolúvel de Saw Palmetto é eficaz no alívio dos principais sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna ( BPH em inglês ).

Na verdade, Saw Palmetto se mostrou mais eficaz no tratamento de BPH do que o medicamento usual Proscar ( 5% dos pacientes utilizando Proscar sofreram de diminuição da libido, desordens ejaculatórias, e até impotência ). O extrato de Saw Palmetto diminui a freqüência urinária dos pacientes com BPH, especialmente a noite. Essa freqüência anormal é causada pela inflamação da bexiga e aumento da próstata. Este extrato também age na bexiga, aumentando sua capacidade de contração e, por conseqüência, de expelir a urina.

A ação do extrato é conhecida. Ele previne que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona, hormônio responsável pela multiplicação das células da próstata, que quando ocorre de forma anormal, causa o aumento da mesma.

Indicações : Saw Palmetto é recomendado para todo tipo de desordem do sistemas genital e urinário, incluindo inflamações, rupturas e entupimentos de vias.

Posologia e apresentação : A dose diária recomendada é de duas cápsulas de 160 mg de extrato de Saw Palmetto contendo 85% a 95% de ácidos graxos e esteróis.

 Em países europeus como a Alemanha, a França e a Itália, cápsulas de saw palmetto são utilizadas há pelo menos dez anos por pacientes acometidos de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). E há pesquisas sugerindo que o produto é eficaz. Resultados como estes ajudam a quebrar a resistência que alguns médicos ainda têm quando se trata de utilizar uma planta em tratamentos.

Dra. Rozângela Curi Pedrosa, Bioquímica Pesquisadora, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Medicina Alternativa®