Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015

 

 

  Laranja  - Citrus Sinensis

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas , gorduras, sais, vitamina A, vitamina B1, B2, B5, C. Potássio, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cloro, ferro, silício.

USO MEDICINAL : A laranja, especialmente seu suco, é um remédio para muitas enfermidades.

A laranja e bem assim a tangerina, a mexerica e a lima, são estomáquicas, refrescantes e diuréticas. Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar, abre o apetite, acalma a sede, favorece a secreção de suco gástrico, e de bílis e de todos os líquidos do tubo digestivo.

Pelo seu conteúdo em  sais alcalinos, o suco desse precioso pomo sagrado influi favoravelmente na eliminação do ácido úrico e impede a acidose, o terror das pessoas que levam vida sedentária e dos que alcançam idade avançada. Os que abusaram da carne na alimentação devem, pois, chupar muita laranja.

Muita gente apenas chupa o suco da laranja e despreza o bagaço. Muito bom é ingerir tanto o suco como o bagaço.

Nossos intestinos contém uma flora microbiana abundante e numerosa, os saprófitos, que ajudam os fenômenos digestivos e atacam, quando aparecem, os micróbios patogênicos. Os saprófitos vivem a custa da celulose dos vegetais. O bagaço da laranja é celulose que nossos amigos, os microorganismos benfazejos nos nossos intestinos requerem. Além disso nossos  intestinos, para se contraírem convenientemente, nos seus movimentos peristálticos, precisam de certo volume que lhes encha o canal, e que deve ser composto de celulose, na ausência da qual muitos indivíduos, principalmente os adstritos a alimentos que deixam poucos resíduos, como a carne, o ovo, o pão branco, o leite, etc. Sofrem de prisão de ventre. A ingestão de uma ou de duas laranjas por dia despertará, pois o peristaltismo intestinal. A laranjas ainda encerra outras virtudes :

  É depurativa do sangue.

  É eficiente contra o artritismo.

  É bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias.

   É excelente remédio para a pneumonia.

  É um estimulante dos órgãos digestivos.

  É calmante do sistema nervoso.

  É eficaz em casos de histerismo e neurastenia.

  É também laxante.

  É indica nas nevralgias.

  É, em muitos casos, um remédio para as dores de cabeça.

  É especial contra as gripes, os resfriados e as febres.

 



Medicina Alternativa®