Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015

 

 

   Jabuticaba  - Myrciaria Cauliflora

 

 

A jabuticaba é uma fruta silvestre. de cor roxo escuro ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta, mole e esbranquiçada. Há tres tipos diferentes de jabuticaba: jabuticaba gaúcha (jabuticaba tuba ou jabuticaba açu), que é grande, de casca fina, roxo escura, e de poupa branca; jabuticaba de cabinho, reconhecida pelos cabinhos compridos: e jabuticaba sabará ou miúda, pequena e de casca grossa. A jabuticaba pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho.

principal espécie de jabuticabeira é (Vell.) Berg, conhecida como Sabará. Mas outras espécies, como a Myrciaria cauliflora (DC.) Berg. ou jabuticaba Paulista, Assú ou Ponhema, conhecida no Estado de São Paulo.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Calorias, água, proteínas, gorduras, sais, vitamina,B1,B2,B5,C, niacina, potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro.

É rica em ferro e contém, em menores quantidades, cálcio e fósforo. Também fornece algumas vitaminas, principalmente a C.

USO MEDICINAL:

Fruta com elevado valor nutritivo, é riquíssima em vitaminas do Complexo B, principalmente B2 e Niacina, aparecendo em menor quantidade a vitamina C e, ainda, sais minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo. As vitaminas do Complexo B tem como principais funções evitar problemas de pele, reumatismo, são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos.

A vitamina C dá resistência aos tecidos e age contra infecções; e os sais minerais são importantes para o organismo porque contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

Ao comprar jabuticabas dê preferência às graúdas, sem rachaduras ou picadas de insetos.

Antes de consumir, aconselha-se lavá-las bem em água corrente. Não devem ser lavadas se não forem consumidas imediatamente, pois é fruta muito sensível, que se azeda facilmente.

Em geladeira conserva-se de 2 a 3 dias e seu período de safra é de agosto a novembro.

Pode-se chupar de cinco litros ou mais de jabuticaba e ficar plenamente satisfeito, mas uma hora depois, outro tanto é plenamente consumido pela mesma pessoa.

Pessoas com tendência a prisão de ventre devem ter certo cuidado ao chupar jabuticabas. Quem engole os caroços (sementes) crê que o ressecamento intestinal é causado por eles, mas, nas verdade, deve-se o "entupimimento" ao fato de o suco da fruta funcionar como secante. Portanto, o desconforto não é provocado pelos caroços. Estes apenas agravam a situação. O ideal é ingerir fibras.  Aos que têm o problema, aconselha-se mastigar e engolir algumas cascas da própria jabuticaba e não engolir caroços.

Como o processo de deterioração da fruta se processo muito rápido, a melhor maneira de consumi-la é diretamente na jabuticabeira.

Cem gramas de jabuticaba fornecem 43 calorias.

 



Medicina Alternativa®