Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015

 

 

   Goiaba  -  Psidium Guayava

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitaminas A, B1, B5, C, cálcio, fósforo, ferro.

USO MEDICINAL : A goiaba e a goiabeira encerram ricas virtudes medicinais.

Promove metabolismo da proteínas. e ajuda a prevenir a acidez e a fermentação dos hidratos de carbono durante a digestão.

As folhas da goiabeira, em decocção, empregam-se contra as hemorragias uterinas, a incontinência da urina, a inchação das pernas e pés, a cólera infantil, a gastrenterite. Usam-se  30 gramas  de folhas para um litro de água.

A goiaba é muito adstringente, sendo aconselhada por alguns para curar as diarréias mais rebeldes. Esta propriedade do fruto se observa também no seu doce ou goiabada.

Com os grelos de seus ramos, especialmente quando misturados com grelos e folhas de laranjeira azeda, prepara-se um chá medicinal de pronto efeito no tratamento das indigestões.

A goiaba verde bem pisada, cozida em água, sendo coado o respectivo cozimento, dá um caldo que, tomado em clisteres, juntamente com banhos de cozimento de suas folhas, combate de modo eficaz as diarréias renitentes.
 


Medicina Alternativa®