Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015

 

 

Plantas na Medicina Alternativa

 

ABACATEIRO   Persea Gartíssima          ORIGEM:  

Perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções  dos rins da pele e do fígado.  Atua como vermífugo, anti-hemorrágico.

A infusão das folhas do abacateiro é conhecida como excelente diurético.

Eficaz também nas nevralgias, dores de cabeça, colicas menstruais,

catarro, bronquite, diarréia, afecções da garganta, cansaço, tosse, etc. 

ALCACHOFRA  Cynara Scolymus         ORIGEM:  

Contém muito ferro e cálcio. Repõe os sais  minerais do organismo. Usam-se as folhas da base da planta. O chá é tônico, diurético, preventivo e curativo das afecções do fígado, da bílis estômago, rins e bexiga. Útil nos casos de diabetes, colesterol elevado. Arteriosclerose, tireóide, hipertensão, asma afecções dos pulmões e doenças de pele. Evitar o chá na lactação.

ARRUDA   Ruta Graveolens                   ORIGEM:  

A arruda contém propriedades tóxicas. Evitar na gravidez. É normalizadora do ciclo menstrual. Boa para dor de cabeça, dor de dente e de ouvido. Também para gases, incontinência da urina, fraqueza dos vasos sangüíneos, calmante e como antiinfecciosa. Para ressacas, embriaguês e indigestão.

ALECRIM   Rosmarinus Officunalis                   ORIGEM:  

Toma-se o  chá das folhas de alecrim para clorose, inapetência, histeria, nervosismo, indigestão, tosses, bronquites e asma. Provoca suor, é depurativo do sangue, tônico para o coração e anti-reumático, é usado também para banhos de pele e do cabelo e para caspa.

BABOSA     Aloe Vera                   ORIGEM:  

O sumo em jejum é usado para males do fígado, icterícia, prisão de ventre, bílis e estômago. O sumo triturado com mel é usado para bronquites e certos tipos de câncer. O uso interno deve ser evitado para gestantes, por quem sofre dos ovários, bexiga, hemorróidas e rins. Uso Externo para reumatismo, varizes, hemorróidas , doenças da pele, tumores, queimaduras e para prevenir rugas e flacidez. Embeleza e fortalece o cabelo, evitando a queda e a caspa.

BARDANA  Arctium Lappa                   ORIGEM:  

A bardana é depurativo e diurético. Serve para bronquite, cachumba, cálculos biliares e da bexiga, cólicas hepáticas, gastrite, pólipos. O chá da raiz é usado em intoxicações, afecções internas, afecções da pele, dermatoses, furúnculos. Lavar o couro cabeludo evita a queda e revitaliza os cabelos. Com a folha aquecida e banha se faz compressas para reumatismos, eczemas e feridas.

BOLDO  Coleeus Babatus                   ORIGEM:  

Falso boldo – o chá das folhas é usado para problemas digestivos, do fígado, estômago, intestino e azia. Serve para curar a ressaca por excesso de bebida. Aplicado externamente também combate o reumatismo, a hidropsia e problemas de pele.

Boldo-graudo – o chá de uma ou duas folhas por xícara, em decocção ou infusão se usa para distúrbios do fígado, para bílis, vesícula, contra dores de cabeça e ressacas alcoólicas.

CATINGA-DE-MULATA   Tanacetum Vulgare         ORIGEM:  

O chá é utilizado para perturbações digestivas, icterícia, inflamações nos olhos, dores de dente; é diurético, provoca menstruação. Não usar durante a gravidez. Útil para fazer banhos em problemas de reumatismo, erisipelas e para estancar o sangue. A flor é vermífuga.

CAPIM-LIMÃO   Cybopogon Citratus         ORIGEM:  

O chá de Capim limão ou Cidrão é usado para problemas digestivos, para gases ou flatulencias, reumatismo e  dores nos músculos, como calmante, é muito usado nas ansiedades, também para baixar a febre e provocar suor.
Abaixa a pressão!

CARQUEJA   Baccharis Genistellodes         ORIGEM:  

É indicada em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e constipação intestinal (prisão de ventre). Afecções gástricas e intestinais, dispepsias, afecções hepáticas e biliares (icterícea, cálculos biliares), diabetes, afecções das vias urinárias, verminose, afecções febris, enfermidades do baço.

CASTANHA DA ÍNDIA  Aesculus Hippocastanus L.        ORIGEM:  Balcãs

A castanha-da- índia é indicada como fitoterápico no tratamento de perturbações da circulação venosa. Nos casos de flebites, e como preventivo de varizes e hemorróidas. Age como um tônico circulatório.
Tem efeito adstringente, antiinflamatório, analgésico, febrífugo e vasoconstritor,é indicada no tratamento da queda de cabelo ecabelos fracos.

CAVALINHA  Equisetum Arvense        ORIGEM:  

É rica em minerais. O seu chá fortalece o organismo todo, combate tuberculoses, hemorragias internas, problemas de bexiga, de incontinência urinária, de rins e úlceras gástricas. É cicatrizante, regenerando rapidamente os tecidos. Bom para próstata, osteoporose, perda de sangue no nariz, boca, e também para celulite.

 CENTELLA ASIÁTICA  Centella Asíatica L.          ORIGEM:  

A centella age como umnormalizador da circulação venosa de retorno, tônico, vasodilatador periférico, calmante, antiirritante, refrescante, anticelulítico e preventivo de rugas.
Como fitoterápico a centella é indicada também em úlceras varicosas, hematomas, rachaduras da pele, varizes e celulite.

 CHLORELLA  Chlorella Pyrenoidosa     ORIGEM:

A chlorella é um fitoterápico indicado como estimulante do sistema imunitário, nos estados de carência alimentar, como suplemento alimentar, atua também como auxiliar nos regimes de emagrecimento, no tratamento da obesidade, em distúrbios digestivos,é recomendada durante a gestação, especialmente porque previne anemia.

CONFREI  Sinphytum Officinale        ORIGEM:  

Usado internamente possui várias propriedades mas limita-se ao uso externo das folhas, sua inclusão em formulações de medicamentos é proibida no Brasil, necessitando ainda muitas pesquisas em seres humanos. Os rizomas secados ao sol são indicados para cicatrização de feridas e fraturas, para rachaduras na pele, nos seios, no ânus, para lavar feridas varicosas, úlceras, queimaduras, psoríase e outras inflamações.

 DENTE DE LEÃO      Taxacum Officinale   ORIGEM:   

Folhas novas dão uma salada muito agradável, de efeito depurativo do sangue. Tanto a salada como o suco das folhas são outrossim, um bom remédio contra as enfermidades do fígado, especialmente contra a icterícia.

 ESPINHEIRA SANTA  Maytenus Ilicifolia Reiss            ORIGEM:

A espinheira-santa é indicada como fitoterápico que ajuda a normalizar as funções gastrointestinais, especialmente como protetor contra úlcera gástrica. Também nas gastralgia, dispesias e intestinos atônicos constipados.
A espinheira-santa tem ação tonificante, carminativa, cicatrizante, anti-séptica, levemente diurética, laxativa e anti-úlcera.

 

 ESTIGMA DE MILHO   Zea Mays         ORIGEM:

O milho contém em seu cabelo ou estigma, sais de cálcio e potássio, glúcide, estereoma e ceras que o tornam diurético é estimulante da secreção biliar. O cabelo do milho, fresco ou seco, em infusão purifica o sangue, sendo poderoso diurético, desinflama e combate infecções da vesícula dos rins e da bexiga, elimina o ácido úrico, dissolve areias e cálculos renais e diminui dores. Baixa a pressão! Secar ao sol e guardar em pote de vidro, bem tapado

 

 FUCUS   Fucus Vesiculosus L.          ORIGEM:  

Pelo seu teor de iodo estimulo a tireóide regularizando a produção do hormônio tireotrofina e acelerando o metabolismo de glicose e ácidos graxos. Desta forma pode ser usado como auxiliar no tratamento da obesidade.
O fucus age comodepurativo do sangue, complemento mineral e diurético.

 GENGIBRE     Zingiber Offinate            ORIGEM:

Na medicina chinesao gengibre é usado para tosses,resfriados, diarréia, vômito e dor abdominal associada ao resfriado, hemorragia uterina e sangue na urina; abdômem inchado e edema; perturbações digestivas que surgem de energia deficiente do baço, e bronquite crônica.Também com a raiz faz-se compressas para dores reumáticas e nevralgias.

 GINKICO BILOBA    Ginkco Biloba L.      ORIGEM:

O ginkgo é indicado como fitoterápico no tratamento de micro-varizes, úlceras varicosas, cansaço nas pernas, dores nas pernas, artrite dos membros inferiores.É indicado em casos de vertigens, deficiências auditivas, perda de memória, isquemia cerebral ou periférica e sobretudo em dificuldades de concentração.

 GINSENG    Panax Ginseng C. A. Meyer     ORIGEM:

O ginseng é indicado como estimulante do sistema nervoso central, como revitalizante físico e psíquico, tônico pulmonar e cardíaco, estimulante do apetite, febrífuga, regulador da pressão sangüínea , redutor da taxa de colesterol, cicatrizante,tônico capilar, estimulante da circulação sangüínea,além de possuir atividade afrodisíaca e levemente analgésica.

 

 GRAVIOLA    Anona Muricata Linné        ORIGEM:

Antiespasmódico, antidesintérica, anti-reumática, antinevrálgica, parasiticida, diurética. Existem estudos e pesquisas comprovadas mostrando que a graviola tem excelentes efeitos para redução de tumores malignos.

 GUARANÁ  Paullinia Cupana HBK.                ORIGEM:

 Dentre as várias indicações de uso do guaraná destacam-se em casos de esgotamento,depressão nervosa, no combate à enxaqueca, perturbações gastrointestinais como dispepsias, flatulência, fermentações anormais e diarréia. O guaraná atua em nosso organismo como estimulante, energético.

 HIBISCUS   Hibiscus Sabdariffa Lineo.             ORIGEM:

 A mucilagem o faz demulcente e útil em constipações e irritações de vias respiratórias. Os flavonóides lhe dão propriedade espasmolítica( intestinal), colerética, hipotensora e diurética. Também abaixa a taxa de lipídeos totais no sangue. O povo o usa como diurético, colerético, laxante e antiespasmódico.

 HORTELÃ     Mentha Spp.                ORIGEM:

 Seu chá e usado para má digestão, gases, cólicas, náuseas, como calmante dos nervos, insônia, para bílis, amarelão e como expectorante. O sumo das folhas pode ser aplicado com algodão em nevralgias, dores de dente  e de cabeça, picadas de insetos, e tomados durante vários dias com mel funciona como vermífugo.

 IPÊ-ROXO    Tabebuia Avellanesade Lors. Et Gris.  ORIGEM:

 Pelas suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, analgésicas, sedativas e tônica, e dada a sua potente ação anti-microbiana, é indicado nos casos de úlceras varicosas, feridas de qualquer origem, varizes e hemorróidas, reumatismo, artrite, doenças da pele, eczema, gastrites, inflamação intestinal, inflamação do aparelho genital feminino, cistite, bronquite e anemia.

 LARANJEIRA   Citrus Aurantiu          ORIGEM:

 A flor da laranjeira em maceração tem função contra espasmos, nervosismo e insônia e com mel aplicada no rosto, funciona como antiinflamatória e bactericida, livrando a pele de impurezas. As folhas também são calmantes e combatem a insônia, febres, gripes e resfriados. O bagaço e a  parte branca cura a prisão de ventre. Comer laranja em jejum estimula as funções do fígado e da bilis. Previne as doenças degenerativas por falta de vitamina C e ajuda na assimilação do cálcio.

 LOSNA   Artemisia Absinthium L.A.         ORIGEM:

 Administradas por via oral produzem um aumento das secreções biliares, gástricas. Tem ação estimulante do apetite e favorece a digestão.
Não deve ser usada por gestantes e crianças menores.
A planta não dever ser usada continuamente e sem prescrição médica.

 MACAÉ   Leonurus Sibiricus L. A.      ORIGEM:

Estomáquico, febrífugo, anti-reumático, eupépico, contra vômitos e gastrinterite. As flores são usadas para bronquite e coqueluche.
Xarope - colocar um punhado das folhas e flores picadas em 1 xícarade cafezinho de água fervente, abafar, coar, adicionar 2 xícaras(café) de açúcar, homogeneizar. Para adultos uma colher (sopa), 3 vezes por dia, crianças devem tomar uma colher de chá 3 vezes ao dia.

 MALVA   Malva Parviflora          ORIGEM:  

 Os vários tipos de malva, raiz e folhas, servem para qualquer tipo de infecção, de inflamação: boca, garganta, laringe faringe, olhos, ouvidos, estômago, úlceras, rins, bexiga, ovários, nervos, hemorróidas, para mau hálito, em picadas de insetos e como cicatrizante. Também expectorante.

 MANGABA   Hancornia Speciosa Gomes        ORIGEM:  Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. Se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta.Também tem indicação na tuberculose e úlceras,doenças do fígado e do baço,icterícias, afecções hepáticas, moléstias crônicas e cutâneas.

 MANJERONA   Origanum Manjorana          ORIGEM:  

As folhas trituradas com banha ou óleo, aplicadas em cataplasma na barriga das crianças, ajuda a expelir os gases e acalma as cólicas, aplicadas no nariz desprendem o catarro. O mesmo procedimento para dores reumáticas. Como tempero facilita a digestão, abre o apetite e evita gases e cólicas.

 MARACUJÁ  Passiflora Alata    ORIGEM: BRASIL

USO TERAPÊUTICO: calmante e sonífero, estresse, histeria, o decocto das folhas é Calmante, combate a diarréia, dismenorréia, restaura o fluxo da menstruação,estimular a produção de suor, etc...
Nos casos de gota, tomar banhos quentes com decocto das folhas.

 MENTRASTO  Ageratum Conyzoides L.        ORIGEM:  

Anti-reumática (uso externo), antidiarrético, febrífuga,carminativa, tônica, emenagoga,útil contra resfriados e para cólicas menstruais. O chá das folhas desta planta tem ação analgésica eantiinflamatória, indicada como alternativa no tratamento de artroses e outros males reumáticos.

 MIL-EM-RAMA   Achillea Millefolium          ORIGEM:    

Usada tanto raiz como partes aéreas. Indicado em hemorragias internas e externas: uterinas, dos pulmões, de hemorróidas, feridas, úlceras queimaduras e varizes. É analgésica, para cólicas, dores de estômago, de dente e cãibras. É atiinflamatória, para bexiga, incontinência urinária, rins, intestinos, baixar a febre e abaixa a pressão!

 MILHO (Cabelo de Milho)  Zea Mays   ORIGEM:  

O cabelo do milho novo, fresco ou seco, em infusão purifica o sangue, sendo poderoso diurético, desinflama e combate infecções da vesícula dos rins e da bexiga, elimina o ácido úrico, dissolve areias e cálculos renais e diminui dores. Baixa a pressão! Secar ao sol e guardar em pote de vidro, bem tapado.

 ÓLEO DE COPAÍBA   Copaefera Sp.      ORIGEM:

A copaíba pode ser encontrada a disposição no mercado sobre duas formas: - fitoterápicos, que são as cápsulas contendo os princípios ativos da copaíba.
A principal característica da copaída é sua ação anti-séptica e cicatrizante. Entretanto, não menos importante é sua ação carminativa, expectorante, diurética, laxativa, estimulante, emoliente e tônica.

 ÓLEO DE PRÍMULA  Oenothera Biennis Scop   ORIGEM:

Tem açãoantialérgica, antiinflamatória, ativa os linfócitos T,emoliente, inibidora da síntese de prolactina, reguladora da circulação sangüínea e reguladora do tônus muscular. Funciona como precursor de substâncias semelhantes a hormônios (protaglanolinas). As indicações são numerosas.
O óleo pode ser utilizado em afecções da pele (acne, eczema, psoríase)

 PARIPAROBA   Pothomorphe Umbellata          ORIGEM:  

O chá das folhas de pariparoba têm ação sobre o estômago, fígado, baço e pâncreas, muito usado em úlceras, reumatismos e hemorróidas. Tem ação antiinflamatória e cicatrizante. Alivia crises de bronquite e asma. As folhas podem ser colocadas sobre feridas e tumores e a raiz nos casos de dor de dente.

 PULMONÁRIA   Pulmonaria Officinalis         ORIGEM:   

Para os problemas pulmonares use uma colher de folhas frescas picadas, para uma xícara de água em infusão, é remédio para asma, tosse e obstrução das vias respiratórias. Externamente cura feridas.

 

 PICÃO    Bidens Pilosa        ORIGEM:

O picão é muito utilizado contra reumatismo, afecções da bexiga, pedras na vesícula ou rins, má digestão, fígado, febres, ingurgitamento das glândulas mamárias. Toda a planta é recomendada contra icterícia. Excelente para alergias e feridas, sendo utilizado em forma de banhos nesses casos.

 PSYLIUM    Plantago Psyllium L.               ORIGEM:

É indicado em casos de obstipação crônica, períodos pós-operatórios. Também em colites e diverticulites. O psyllium também é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como liga-se a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.

 QUEBRA-PEDRA  Phyllathus Niruri L.       ORIGEM:

As folhas em infusão prepara-se um chá que tomando 3 xícaras ao dia, servem para eliminar cálculos renais, para problemas de inflamação dos rins, bexiga e fígado, vesícula, ácido úrico, amarelão (hepatite) e diabete. Podem ser  usadas folhas e flores.

 

 ROMÃ  Punica Granatum        ORIGEM: Oriente Médio, norte da África, etc ...

    As flores da romãzeira servem contra as diarréias e a leucorréia. Já o fruto étenífugo. Na casca do fruto e da árvore, eraiz, prepara-se um decocto contra as diarréias e disenterias.

    ATENÇÃO: Nãousar a casca da árvore ou a raiz sem orientação de um profissional homeopáta.

 

 SALVIA    Salvia Officinalis        ORIGEM:

Combate depressão, fraqueza, diabete, colesterol, males da menopausa, dificuldade de digestão, menstruação dolorosa, tosse e catarros, é estimulante, analgésica, antiinflamatória e tônica em geral. Clareia e limpa os dentes com as folhas, alivia o mau hálito, escurece os cabelos e provoca excesso de suor. Em gargarejo serve para aftas, gengivites, inflamação da garganta e laringite. Não aconselhável na lactação e gestação.

 

 TANCHAGEM  Plantago Major          ORIGEM:  

É antiinflamatória, cicatrizante, diurética, tônica e depurativa, limpeza das vias respiratórias (fumantes), gripes,expectorante, diarréias, inflamações nos rins e estômago. Em gargarejos funciona como antibiótica, bactericida e antiinflamatória, ouvidos,gengivite, piorréia, laringite, amigdalite, feridas, tumores, doenças da pele, dores no bico dos seios e inflamação dos olhos.  

 UNHA DE GATO    Uncária Tomentosa        ORIGEM:

Sua utilização como antiflamatório natural, tem obtido muito sucesso no tratamento de doenças da próstata, ovários e órgãos genitais em geral, gastrite crônica, cólera, reumatismo, doenças hepáticas, gota, diarréia e infecções diversas. De grande poder estimulante do sistema imunológico, é também coadjuvante no tratamento do câncer e da Aids, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.



Medicina Alternativa®