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     Estresse

 
 
Antonio Carlos, residente em grande metrópole, não aparentava motivo de queixa. Mas, como as aparências enganam, ultimamente não andava nada bem. Parecia haver perdido seu bom humor habitual. Queixava-se de constante sensação de cansaço, dores nas costas, dificuldade para dormir, dor de cabeça, perda de memória. Tarefas antes fáceis tornavam-se cansativas. A produtividade decaía. Procurou, enfim, um médico, que, depois de analisar seu estilo de vida, diagnosticou o problema: estresse. Antonio vinha trabalhando muito, sob extrema tensão, e esforçava-se por ocultar seus múltiplos problemas no trabalho e em casa. Alimentava-se mal, não se exercitava. Sua frágil estrutura psicofísica acabou, enfim, cedendo.

Que é estresse?

Estresse - forma aportuguesada de stress - designa o estado psicofísico resultante de excessiva exposição a certos estímulos mentais, ambientais e/ou sociais, e se revela por sinais como: tensão nervosa e muscular, cefalalgia, fadiga, desânimo, dores pelo corpo, dificuldade de concentração, lapsos de memória, O estresse agudo ou tensão produz mãos frias e úmidas, respiração curta e rápida, suor excessivo nas axilas.

Há várias modalidades de estresse, como físico, mental e emocional, que geralmente se manifestam combinados.

Sinais de estresse -Como saber se o estresse está atingindo alturas perigosas?

Dificuldade para dormir.

Os fumantes e bebedores, numa tentativa de “dar fuga” às tensões, fumam e bebem mais que o habitual. Mas está provado que só complica a situação, embora traga falsa sensação de alívio.

  Diminuição do apetite, ou extremo oposto, indomável vontade de comer, especialmente doces.

Cansaço excessivo ou pouca motivação.

  Dificuldade em tomar decisões e resolver problemas que antes eram simples. 

Dificuldade de raciocínio.

Muitas vezes o portador não toma consciência desses sinais.

Tipo de personalidade e estresse

Todos atravessamos crises e suportamos emoções fortes. A vida moderna freqüentemente obriga-nos a encarar situações difíceis, ameaçadoras. Cada pessoa reage de modo diferente diante dessas situações. Alguns são mais sisudos e conseguem driblar a maioria dos problemas sem grandes afetações emocionais. Outros são mais sensíveis, mais vulneráveis. Aquilo que constitui fator de estresse para um pode não o ser para outro. Mas todos temos um limite a partir do qual a psique e o corpo são prejudicados.

Quando as pressões externas, os problemas do trabalho e da família, e as preocupações financeiras são demasiado fortes e constantes, ultrapassando a capacidade individual de suportá-los, produzem estresse. Uma pessoa estressada geralmente exibe um ou mais sintomas psicofísicos, como: nervosismo, impaciência, irritabilidade, dor de cabeça, depressão, fadiga, desânimo, dificuldade de concentração etc.

A ansiedade e a depressão estão muitas vezes relacionadas ao estresse.

Doenças como úlcera gastroduodenal, colite, diabete melito e hipertensão arterial podem ser causadas ou agravadas pelo estresse contínuo, que gera modificações hormonais e metabólicas diversas. Pesquisas recentes deram conta de que o câncer e os ataques do coração preferem pessoas tensas, ansiosas, impacientes, competitivas e ambiciosas, portadoras de personalidade “A”. Pessoas calmas, tolerantes, resignadas e cordatas, com personalidade “B”, desfrutam melhor saúde.

Sugestões para vencer o estresse e a ansiedade

A ansiedade consome a alegria de viver. Todos, interiormente, gostaríamos de vencê-la.

Em seguida apresentamos conselhos sintetizados por especialistas no assunto. São providências simples que têm ajudado muitas pessoas:

Mude sua maneira de pensar, de encarar dificuldades. Considere-as como oportunidades de desenvolver sua habilidade. Você pode enfrentar e vencer o desafio. Mas lembre-se: cair não quer dizer que você terá de ficar prostrado. Fracassar, e até se sentir, vez por outra, desanimado, é natural na vida. Todos passam por isso. Mas não se entregue.

Aprenda a lidar com o estresse. Não se deixe vencer. Procure mesmo tirar proveito de situações críticas. Encare-as com serenidade, buscando soluções como alguém que está de fora, num video game. Não se envolva demais.

Em chinês crise é weiji, palavra que significa ao mesmo tempo perigo e oportunidade. Quando as coisas vão mal, é sua chance de levantar-se, tirar lições de vida e dar a volta por cima, em vez de sentar-se lastimando. Crise é também crivo, uma peneira que purifica nossa vida, se exercermos paciência. É isso que a Bíblia ensina.

Pense no que está causando suas tensões. A maioria das pessoas não se esforça para remover estas causas, mas se preocupa apenas com os efeitos. Note bem: pense nas causas de suas tensões nervosas. Comece, a partir de agora, a consagrar esforços calculados ao objetivo de eliminá-las. Muitos, por exemplo, se impacientam em razão de constantes atrasos. A solução é tão simples como negligenciada. Resolve-se o problema com aplicação ao planejamento de períodos e horários, respeitando-se a necessária folga de tempo, e com adequada programação de agenda. Acordar um pouco mais cedo e sair um pouco mais cedo, levar uma leitura amena para eventuais esperas, são antigas receitas de pontualidade que poupam a ansiedade provocada pela correria ou pela demora.

Concentre esforços numa atividade por vez. Quem se preocupa com muitas tarefas ao mesmo tempo não executa bem nenhuma delas e acaba estressado. O caminho mais curto para realizar uma montanha de tarefas é executar uma de cada vez.

Por que ser tão competitivo? Busque ser feliz independentemente do julgamento de outro.

Pense noutra coisa. Evite os pensamentos que produzem desânimo ou estresse. Procure polarizar a mente em coisas boas, em sucessos do passado. Você já conseguiu outras vezes. Conseguirá novamente.

É vital exercer equilibradamente atividades físicas, mentais e recreativas. Estudantes ou pesquisadores aplicados, por exemplo, que não separam tempo para educação física, acabarão sofrendo queda de rendimento mental. A produtividade agradece quando há equilíbrio entre aquelas três atividades.

Não negligencie os exercícios físicos. E preferível fazê-los ao ar livre, em ambiente natural, e combiná-los a atividades amenas e agradáveis, como jardinagem.

Separe tempo para a recreação sadia com a família e/ou os amigos. Leia o tópico “Contato com a Natureza, descanso e lazer”.

Ocupe a mente só com pensamentos bons, nobres e elevados. Cultive bons propósitos e ideais. Leia bons livros sobre a filosofia do êxito. O melhor que poderíamos recomendar é a Bíblia, devidamente estudada.

Freqüentemente entregue-se a um relax natural. Sentado numa posição confortável, esvazie a mente de preocupações e respire lenta e profundamente.

Durma o suficiente - nem demais nem de menos. Antes da hora de dormir comece a expulsar os pensamentos preocupantes e excitantes. Ao deitar, relaxe.

Coma sem pressa, sentindo o sabor da comida. Expulse lembranças incômodas da mente, especialmente na hora da refeição.

Não dê lugar à impaciência ou ao negativismo. Quase sempre criamos para os problemas uma imagem mental mais negra do que seu real significado.

Procure absorver as “crises de raiva” com sabedoria. Chame para socorrê-lo idéias elevadas.

É inegável a presença marcante de um componente espiritual no ser humano. Confiar em Deus como num amigo, e ser-Lhe fiel, conservando a consciência em paz, é o mais poderoso fator antiestresse.

Procure tornar seu trabalho aprazível. Como nem sempre é possível fazer aquilo de que gosta, é preciso condicionar-se a gostar de fazer o que precisa ser feito. Seja caprichoso. Sua função, por mais modesta, é importante.

Ao escolher uma profissão, considere o aspecto financeiro, mas que ele não pese mais que seus ideais e vocação.

Este é um conselho antigo, universalmente conhecido, mas negligenciado: Ao escolher o parceiro de casamento, é vital não tapar os ouvidos à voz da razão. O naufrágio do casamento começa no ponto em que a paixão carnal cega os olhos e ensurdece os ouvidos da consciência, insensibilizando a natureza moral, e produzindo desprezo aos bons conselhos.

A vida oferece rosas e espinhos. Muitos se incomodam tanto com os espinhos que não percebem as rosas. Faça o contrário.

Provérbio chinês:

Se teu mal tem cura, por que te perturbas? Se teu mal não tem cura, para que te perturbas?”

A dieta e o sistema de vida naturista promovem a saúde. A melhora das condições psicofísicas é acompanhada de acréscimos de força diante dos embates da vida. Quem se alimenta corretamente e faz exercícios físicos regulares exibe estrutura psicossomática mais hígida, e tem, portanto, melhores chances de vencer.

As pessoas verdadeiramente realizadas não são as que “se matam” para ganhar dinheiro. Jesus as chama de loucas. Realização tem três prioridades: paz interior, família e saúde.

Complicar coisas simples é ingenuidade. Simplificar coisas complicadas é prova de maturidade. Encare com serenidade os problemas, mesmo que pareçam complicados. Procure soluções com calma, sem esquentar a cabeça. Conforme a maneira de encarar os problemas, eles poderão se tornar uma barreira quase intransponível, ou um passo avante no plano de amadurecimento do espírito.

Para refletir: numa situação-problema as preocupações trazem consigo transtornos emocionais, como: nervosismo, ansiedade, tristeza, depressão etc. Mas não trazem solução. Aprenda a arte de procurar soluções com cada vez menos envolvimento e preocupação. Isto é uma ciência; exige tempo para aprender. Requer aplicação e perseverança. Mas sem dúvida vale a pena. Persista. Você chega lá. Na medida que for avançando nesta caminhada, se sentirá mais feliz, realizado.

Contato com a Natureza, descanso e lazer

Muitos estão doentes e neuróticos porque fizeram da cidade seu habitat permanente. O capital e o trabalho os absorvem a ponto de roubar da existência os momentos de lazer natural. Mas ninguém é capaz de produzir melhor em condições neurotizantes.

Quem não pode ter casa no campo ou na praia não se deve considerar em desvantagem. Há, em todas as cidades, parques e jardins públicos. É possível assimilar vida de qualquer espaço verde, ainda que pequeno. Tome-se freqüentador assíduo desses lugares e caminhe despreocupada e descansadamente por eles. Expulse pensamentos negativos e faça uma respiração compassada e profunda. É um excelente remédio contra o estresse.

As formas arquitetônicas retangulares e retilíneas, o barulho, a agitação e o perigo das ruas, e o tom cinzento predominante são fatores agravantes do estresse, que podem também acentuar um estado de depressão.

É indispensável programar visitas regulares à Natureza.

Tratamento natural

Como vimos, o estresse é característico no homem moderno. Sempre existiu, mas é considerado particularmente comum e de conseqüências especialmente importantes nos dias de hoje. Um pouco de estresse é normal; surge como resultado de desafios que todos enfrentamos. Mas o estresse excessivo, provocado por uma avalanche de problemas, preocupações, ansiedades e temores, produz e agrava muitas doenças. Neuroses e distúrbios orgânicos são piorados ou causados pelo estresse. O tratamento natural é eficaz, embora o resultado requeira perseverança. O primeiro passo é o paciente conscientizar-se de que precisa mudar a maneira de pensar e o ritmo de vida. Isto não é fácil, especialmente para pessoas muito ocupadas, envolvidas, responsáveis, perfeccionistas. Mas a produtividade e a lucratividade cairão se não forem tomadas providências a tempo. Segundo passo: férias para tratamento. Bem entendido: para tratamento. Não adiantam férias trabalhadas, ou férias que se resumam em lazer e jogos que não promovam a saúde e a recuperação das energias mentais. O melhor conselho é retirar-se numa clínica naturista para uma desintoxicação acompanhada de um “recarregamento das baterias psicofísicas”. Mas se você não se pode dar a este “luxo”, adote o seguinte procedimento:

1. Alguns dias de regime para desintoxicar: substitua uma refeição diária por uma qualidade de fruta, como maçã, laranja, pêssego etc., durante uma ou duas semanas. Pelo menos um dia por semana faça uma dieta de sucos naturais, e mantenha repouso.

2. Caminhe todos os dias, descontraidamente, por um lugar tranqüilo, de manhã e à tarde.

3. Respire profundamente e solte o ar devagarinho, como se estivesse assobiando, várias vezes ao dia, e enquanto caminha.

4. Tome, depois de uma semana de desintoxicação, complementos nutritivos como levedura de cerveja (9 comprimidos diários), clorela (ou espirulina), vitamina C e geléia real (2 a 4 gramas diários). Antes de dormir tome uma colher de mel puro. Durante o dia tome 2 ou 3 colheres, das de chá, de pólen com mel puro.

5. Expulse as preocupações da mente. Preocupar-se e afligir-se não trará a solução para mais perto, mas a afastará para cada vez mais longe. Aprenda a achar soluções sem envolvimento emocional com os problemas. Esta é uma arte em que ninguém se diploma. Levamos toda a vida para desenvolver o princípio da serenidade, “da cabeça fresca”. Mas o segredo da vitória é nunca desistir desta saudável busca, para a qual é indispensável a ajuda do Rei da serenidade e da sabedoria, Jesus Cristo.

6. Banhos vitais diários, aplicações de argila na barriga, massagens, duchas frias após prévio aquecimento, inalações de eucalipto, fricções com toalha embebida em água fria ao acordar, banhos de mar, banhos de cachoeira, sauna e natação são também indicados no combate ao estresse. Ver às páginas 31 e 32 do caderno em cores.

7. Ouça músicas suaves durante sessões de relaxamento. Também caminhadas e exercícios respiratórios.

Plantas que ajudam

Alecrim - Usado contra as dores de cabeça de origem nervosa, é também útil na depressão e no estresse. Tomar o infuso das folhas e flores, duas ou três vezes ao dia.

 Gatária - Uma das plantas usadas há mais tempo, por diferentes culturas, contra distúrbios nervosos e dor de cabeça é a gatána (erva-dos-gatos). Duas colheres (de sopa) para três xícaras de água, em infusão. Misturar com camomila. Dividir essa quantidade ao longo do dia, em pequenas porções.

 Ginseng -  Eleito no tratamento do estresse, deve porém ser evitado por hipertensos, gestantes e diabéticos.

A dosagem usual é de 100 a 200 mg do extrato por dia. Usado juntamente com geléia real (2 g diários) produz poderosos resultados. Fácil de achar em casas de produtos naturais.

 Hipérico e Kawa-Kawa - Quando há estresse acompanhado de depressão leve a moderada, o hipérico é indicado. Há no mercado cápsulas dessa planta. A dosagem usualmente indicada é de 900 mg /dia. Observar orientação profissional. Kawa-kawa é uma planta originária do Pacífico Sul que ultimamente se vem destacando no combate à ansiedade. Mas por apresentar efeitos farmacológicos dignos de nota, seu uso deve ser acompanhado por médico.

 Valeriana, alfazema, camomila e erva-cidreira - Os chás de camomila, erva-cidreira, folha de laranjeira, alfazema e valeriana acalmam o sistema nervoso. Os dois últimos só devem ser usados em dose mínima (meia colherinha, das de café, para 500 ml de água, em infusão; uma xícara diária). A camomila e a erva-cidreira poderão ser usadas diariamente: duas ou três xícaras. Usar durante três ou quatro dias a erva-cidreira e depois, pelo mesmo período, a camomila.



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