Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015

 

 

  Alimentos Especiais

 

 

Os alimentos e a própria ciência da nutrição, começaram a ter maior importância quando se descobriu, que a carência de certos nutrientes poderiam levar a uma deficiência destes no organismo, promovendo assim uma série de enfermidades.
A relação entre alimentação e saúde é cada vez mais forte e direta, em função dos benefícios que alguns alimentos e seus constituintes trazem para a saúde geral do indivíduo. Várias definições e nomenclaturas sobre os alimentos e seus componentes vêm surgindo, e com isso as dúvidas também.
 
Mas afinal, o que são os alimentos? E os nutrientes? Qual a finalidades deles?
 
Alimento é toda a substância que quando ingerida é capaz de nutrir e fornecer todos os nutrientes indispensáveis para o bom desenvolvimento e manutenção do organismo, além de apresentar sabor, aparência e odor agradáveis ao paladar. Por sua vez, o alimento é composto por nutrientes classificados em macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), micronutrientes (vitaminas e sais minerais) e demais substâncias, até agora denominados pela ciência, de fitocompostos ou fitoquímicos, os quais também apresentam efeitos benéficos.
Os Carotenos, as substâncias antioxidantes, algas, quitosana, berinjela, gelatina, aveia, soja, ácidos graxos poliinsaturados, flavonóides, probióticos, compostos fenólicos, são alguns exemplos de alimentos e fitocompostos com ações especificas sobre o organismo, responsáveis em promover efeitos benéficos.
 


Medicina Alternativa®