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       Caminhar, um exercício grátis

 

 
  
Elisa Mello Soares Biazzi

Elisa Biazzi é conferencista, escritora, editora, pintora, especialista em culinária vegetariana e tratamentos naturais.

É casada com Sidionil Biazzi tem dois filhos e quatro netos.

Elisa tem ministrado palestras e cursos desde 1975, no Brasil e nos Estados Unidos.
Seus livros retratam suas experiências em sua própria família e na vida de todos aqueles com quem tem entrado em contato.

Entre suas obras, que já totalizam cerca de dois milhões de exemplares vendidos, encontram-se:
Viva Natural e Saúde pelas Plantas, da CPB, Delícias da Cozinha Natural, Delícias da Cozinha Natural - Doces, e Delícias da Cozinha Natural para o Bebê, estes esgotados.
Últimos lançamentos, Delícias Vegetarianas e Diabetes um Guia Prático

 "Sucessos da Cozinha Saudável" da Editora Edições Natureza.a)

 


   
Caminhar, um exercício grátis

Caminhar é um exercício natural completamente grátis, fácil e possível para a maioria das pessoas, no entanto, você pode consultar o médico para um programa adaptado às suas condições físicas e idade;

b) Comece a caminhar devagar para aquecer os músculos e preparar todo o corpo para o exercício mais prolongado e exigente;

c) Procure sapatos e tênis próprios para caminhadas, bem flexíveis, permitindo que os dedos dos pés estejam livres e o calcanhar não fique pressionando contra a lona ou qualquer dobra do tênis

d) Se você tem propensão a varizes, evite caminhadas com esforço - como subidas fortes ou ladeiras. Procure caminhar em locais planos;
e) O melhor horário para caminhar é pela manhã, antes que os raios do sol atinjam a terra diretamente e à tarde, quando os raios do sol já estão bastante inclinados;

f) É um erro pensar que a perda de suor abundante faz bem e ajuda a emagrecer. Com o suor, você perde sais minerais e água. Não perde gordura. O melhor é usar roupas leves e de cores claras no verão para os exercícios. Você precisa queimar calorias e gorduras e não a água e os sais minerais.

g) Exercitar o corpo em temperaturas agradável, usando roupas leves de algodão e claras. Beber bastante água é respeitar o organismo nesse momento de atividade;

h) Se possível, caminhe em local arborizado, com ar puro. Paisagem atraente impressiona positivamente o sistema nervoso. As cores verdes das árvores, o azul e a cor da terra são cores dominantes e acalmam. Súbito, o vermelho, lilás ou rosa de algumas flores ou ramagens surpreendem a mente, estimulando a produção de bons hormônios;

i) As cores podem estimular as glândulas, elevando as substâncias químicas do cérebro e melhorando o humor. Por essa razão, quando você caminhar ao ar livre, além de beneficiar o corpo todo, a sua mente sai fortalecida, permitindo o controle das emoções;

j) Caminhe regularmente pelo menos 3 vezes por semana, durante 30 minutos a uma hora;

k) Procure respirar profundamente.
A prática regular de exercício físico revigora os músculos, contribuindo para a eliminação de toxinas que provocam o cansaço muscular e outras doenças. Uma das principais causas do cansaço, da fadiga e das dores é, sem dúvida, o excesso de toxinas e gorduras. Através do exercício, os músculos aproveitarão mais oxigênio e as suas células queimarão mais gorduras, livrando-se também das toxinas do cansaço e das dores.

Caminhar é um exercício "aeróbico". Todo o exercício que estimula a capacidade dos pulmões e do coração, facilitando o consumo de oxigênio é classificado como aeróbico. São os melhores para a manutenção da saúde, pois aumentam as energias, o vigor e a disposição.

A falta de exercício físico está relacionada a 35% das mortes por problemas cardiovasculares, 32% de cancêr de colo, 35% das mortes por diabetes. Basta andar 3Km em 30 minutos por dia para você se prevenir dos males do sedentarismo.

Uma pesquisa, realizada nos Estados Unidos com 124 adultos sedentários entre 60 e 75 anos de idade, mostrou que o grupo que caminha 3 dias por semana até 45 minutos por dia, após 6 meses, teve aumento da capacidade para lidar com computadores e melhorou 15% nas funções mentais.

O grupo que fazia exercícios físicos localizados uma hora por dia, 3 vezes por semana, não apresentou melhora na capacidade mental.

Quando estiver caminhando, aproveite esse exercício:

1. Caminhe normalmente, mantendo a cabeça erguida e os ombros relaxados;
2. Inale uma respiração completa, contando mentamente a cada passo um número ( a inalação deve durar 8 passos);
3. Segure o ar contando 4 passos;
4. Solte o ar contando 8 passos.
5. Espere sem inalar, contando 4 passos e reinicie.

NÃO DEIXE PARA DEPOIS, É IMPORTANTÍSSIMO COMEÇAR LOGO OS EXERCÍCIOS!!!



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