Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015                                                

 

 

   Cenoura  - Daucus Carota L.

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Água, hidratos de carbono,proteínas, gorduras, sais. Vitaminas : A, B2, B5, C. Potássio, sódio, cálcio. fósforo, enxofre, cloro, magnésio, silício. ferro.

USO MEDICINAL : A cenoura estimula o apetite e facilita a ação intestinal excitando a secreção da bílis.

Graças ao seu conteúdo em caroteno, a cenoura concorre para aumentar o número de glóbulos vermelhos do sangue, pelo que ela se recomenda nos casos de anemia.

A cenoura ajuda o organismo a defender-se contra as infecções. Seu suco combate as cólicas nefríticas, e pode ser usado contra o reumatismo e a gota. É diurético.

A cenoura é também laxante. Seu suco combate a prisão de ventre.

Como tônica e vitalizadora, a cenoura é um alimento especial para os tuberculosos.

A cenoura aumenta a secreção glandulares, favorecendo a lactação, pelo que as mulheres que amamentam devem fazer largo uso dessa hortaliça.

A cenoura é boa para as enfermidades do fígado.

O caldo concentrado do cozimento de cenouras, ligeiramente adoçado com mel, cura a afonia e a tosse, combate os catarros, limpa as vias respiratórias e alivia os ataques de asma. É bom remédio para as enfermidades dos brônquios. Para esses casos, eis uma receita prática : Cozem-se 250 gramas de cenoura em meio litro dágua, até que esta se torne viscosa. Acrescenta-se leite e adoça-se com mel. Para a cura da úlcera gastroduodenal, o Dr. N. W. Walquer recomenda suco de cenoura simples ou misturado com suco de espinafre, ou de beterrabas, ou de pepino, ou de alface, ou de aipo.

A erisipela e a elefantíase combatem-se com cataplasma de cenoura crua, ralada. Estas também acalmam as dores em casos de panarício, inflamações e queimaduras dos dedos, e curam úlceras abertas. As cataplasmas de folhas machucadas, de cenoura, tem o mesmo efeito.

Nos transtornos digestivos, tanto de adultos como de crianças, o suco da cenoura crua ou o caldo concentrado de cenoura cozida , normaliza a situação. Ralada, cura a prisão de ventre e os catarros intestinais, estimula o apetite e combate as flatulências.

O Dr. Adrian Vender recomenda a cenoura pra crianças anêmicas e cloróticas. A receita é esta : Rala-se um prato de cenouras cruas. Acrecenta-se meia xícara de leite e uma ou duas colherinhas de mel de abelhas. Toma-se de manhã, como desjejum.

A cenouras cultivadas nas proximidades do mar são ricas em iodo, pelo que se recomenda contra o bócio.

Rica em fósforo, a cenoura é boa para vigorizar a mente cansada e restaurar os nervos gastos.

A cenoura encerra valiosas propriedades vermífugas. Comem-se crua, em jejum. Pode-se ralá-la e misturá-la com alho picado e erva-doce.



Medicina Alternativa®