Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.011                                                

 

 

   Cebola - Allium Cepa, L.

 
 

 

 COMPOSIÇÃO QUÍMICA                         100 Gramas de Cebola Contém

Água, hidratos de carbono, sais
Calorias          31,5
Glicídios          5,6 g.
Proteínas        1,6 g.
Gordura           0,3 g.
Niacina            0,360 mcg.
Vitaminas A          2 mcg.
Vitamina B1        60 mcg.
Vitamina B2        45 mcg.
Vitamina B5
Vitamina C         9,7 mcg.
 
Potássio             27,2 mg.
Fósforo                 44 mg.
Cálcio                    32 mg.
Sódio                  36,4 mg.
Ferro                    0,5 mg.
silício, magnésio, cloro.

USO MEDICINAL : A cebola, assim como o alho, o agrião, e outros vegetais que  a natureza nos oferece, são os melhores purificadores do sangue.

Plínio, célebre naturalista romano, do século I. receitava a cebola comida crua e aplicada em fricções tópicas, nas mordeduras de cães raivosos.

Platetus recomendava a cebola contra a lepra.

Celsus, famoso escritor romano do século I, autor de uma enciclopédia, da qual chegaram até nós 8 volumes de medicina, recomendava a cebola contra as sezões ( febres intermitentes).

Certos povos indígenas usam a cebola contra o reumatismo e

Os zulus, da África do sul, usam a cebola bem como o alho, para curar antrazes (aglomerações de furúnculos).

A alopatia tem a cebola como emoliente e depurativo eficaz, e a homeopatia a indica em grande número de males dos aparelhos respiratório e digestivo.

Oportunamente empregada por terapeutas competentes, combate com êxito a hidropisia, a obesidade, o diabete, a prisão de ventre, a dispepsia e a até o carcinoma das vísceras, e talvez de outros órgãos.

INTOXICAÇÃO, PICADAS DE ARANHA, PICADA DE COBRAS: amasse a cebola picada e aplique na ferida ou no local inflamado.

FURÚNCULOS: faça uma cataplasma e aplique no local.

AFECÇÕES DA GARGANTA, CATARROS, ROUQUIDÃO E AFONIA: tome suco de cebola e coma nas principais refeições a cebola preparada em saladas.

DORES DE CABEÇA, CORIZA: tome um cálice de sumo de cebola crua com açúcar queimado, de hora em hora.

REUMATISMOS: misture cebola ralada ou seu sumo com suco de limão e friccione na parte dolorida. Coma cebola crua em forma de salada com limão nas refeições.

VARÍOLA, SARAMPO, ESCARLATINA, FEBRES, GRIPES, PNEUMONIA, AMIDALITES, ETC.: Tanto a cebola como o limão podem ser tomados juntos em quase todas as enfermidades inflamatórias ou infecciosas.

ESÔFAGO, GARGANTA, ESTÔMAGO, INTESTINOS, FÍGADO, RINS, SANGUE, PELE, CABELO, CÉREBRO: A cebola exerce ação bastante benéfica em todo o organismo, isso devido ao ácido sulfúrico que contém.

ASMA E BRONQUITE: macere cebola com mel de abelha.

CASPAS E QUEDAS DE CABELO: friccione o couro cabeludo com suco de cebolaA cebola é aperiente.

A  sopa das cebolas reaviva o apetite e restaura as energias do estômago. O caldo de cebolas cozidas é bom remédio para as cólicas do ventre. A cebola limpa o tubo digestivo e cura a prisão de ventre. Afiram-se que não há constipação intestinal que não ceda quando se comem cebolas assadas. É bom desinfetante intestinal. Nenhum micróbio resiste a ação de seu suco. O caldo de cebolas cura os desarranjos intestinais, especialmente nas crianças.

A cebola é boa em todas as enfermidades infecciosas.

A cebola cura a difteria. Toma-se o suco da cebola crua, ralada, misturado com azeite de oliva, e fazem-se gargarejos com o mesmo sumo.

Comida crua,  a cebola cura a tuberculose, e também pode curar a sífilis e o próprio câncer.

A cebola é dos mais eficazes diuréticos e um dos melhores remédios contra a hidropisia.  Comem-se crua, machucada e misturada com azeite. Deve ser o único alimento do enfermo. Também pode ser comida assada.

A cebola é emoliente. Em cataplasmas, cura tumores, inflamações, abscessos, furúnculos. Em caso furúnculos, pode também aplicar-se assada e misturada com mel.

Como poderoso desinfetante para úlceras e chagas, usa-se diluída em água, o suco de cebolas cruas.

Em caso de gangrena, toma-se o suco de cebolas diluído em água.

Para expulsar vermes intestinais das crianças, dá-se-lhes suco de cebolas adoçado com mel.

Para combater as febres, toma-se suco de cebolas diluído em água.

Para combater a gripe, emprega-se a seguinte receita : Duas colheradas de suco de cebola, uma colherada de mel, o suco de um limão, uma xícara de água quente. Tomá-se 3 , e nos casos graves, até 6 vezes por dia.

A cebola crua cura o reumatismo, a gota e a artrite. Comem-se abundantes quantidades de cebola crua, com aipo, em saladas, e aplica-se o suco da cebola em fricções.

Comida diariamente, a cebola cura as enfermidades da pele. Compressas de cebolas raladas, dão bons resultados nas dermatoses.

Em massagens aplicadas ao couro cabeludo, o suco da cebola, estimula o crescimento do cabelo.

Crua, cozida ou ralada, a cebola é eficaz nas enfermidades dos rins. Dissolve os cálculos.  

A cebola é mui útil na intoxicação e inflamação do fígado. Dissolve também os cálculos. Pode usar-se também o caldo da cebola cozida ou o suco dela ralada, crua, diluído em água quente.

É também um proveitoso alcalinizador do sangue, eficaz remineralizador do organismo, e bom tônico para as pessoas débeis.

Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as mordeduras e picadas (abelhas, vespas,aranhas,etc.). Tratando-se de picadas venenosas, é conveniente também beber o suco de cebola ou adotar uma deita de cebolas cruas, durante vários dias, conforme indicada para hidrofobia.

Sabe-se agora que a cebola é um excelente preventivo do enfarte. Cientistas britânicos descobriram que a cebola, assada ou frita, tem a capacidade de dissolver coágulos sanguíneos. Pesquisadores da Universidade de Newcastle, em princípios de 1969, estavam pesquisando uma nova droga, á base de cebolas, usada no combate a trombose coronária. Experiências realizadas com 22 doentes comprovaram que sua capacidade natural anti-coagulante aumentava ou decrescia em relação direta á quantidade de cebolas por eles ingeridas.

ATENÇÃO: O chá da cebola misturado com o alho e limão é um poderoso remédio para uma infinidade de doenças.

CONTRA - INDICAÇÕES : Devem usar com moderação os com dispepsia, com hemorragia, dermatoses. Crua, a cebola não vai bem com os que sofrem de hipercloridria ou flatulência intestinal.
 


Medicina Alternativa®