Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015                                                

 

 

   Beterraba  -  Beta Vulgaris L.

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, sais, gorduras. Vitamina : A,B1,B2,B5,C. Potássio, sódio, ferro fósforo, cálcio, zinco, manganês.

USO MEDICINAL : A beterraba encerra valiosas propriedades medicinais, graças ao seu conteúdo em sais minerais, vitaminas, e açúcares.

para os quem tem durante anos cometido abusos contra o seu organismo, usando alimentos ácido - formadores em abundância e com freqüência, e que amiúde sofrem de prisão de ventre, a beterraba é um alimento indispensável, graças á sua ação laxativa e neutralizadora dos ácidos.

Dado ao seu conteúdo em ferro e cobre, a beterraba é mui útil a formação dos glóbulos vermelhos, Daí a sua importância contra a anemia.

A beterraba além disso, é rica em potássio, silício, sódio e cloro, e contém zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais, e cuja deficiência retarda o desenvolvimento do organismo. Encerra igualmente boa cota de manganês, elemento que serve para alimentar e fortalecer as glândulas de secreção interna ( as supra - renais, a tireóide, as paratireóides, a hipófise, a pineal, etc.) e para regularizar-lhes as funções.

A beterraba é ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado.

Em todos esses casos come-se crua, ralada, em forma de salada.

O suco da beterraba é um rápido e intenso construtor das plaquetas sanguíneas, bem como um transportador de oxigênio. É também, ao que se crê, um proveitoso estimulante natural do coração, em virtude do seu elevado conteúdo e sais de potássio e manganês, necessários ao fortalecimento dos músculos do coração.

Esse suco.... também é bom para combater o reumatismo e a artrite, para fortalecer os tendões, e para conferir ao organismo resistência contra as enfermidades. Os que sofrem de anemia simples ou perniciosa, ou de clorose, etc., podem igualmente beneficiar-se com esse excelente suco mineralizador. . . 

O açúcar de beterraba possui propriedades medicinais muito úteis : Dissolvido em água é uma bebida calmante, muito benéfica nas enfermidades inflamatórias, na febre e na tosse. É também excelente para os biliosos. Ajuda a pessoa a restaurar-se de emoções violentas, como o medo, a ira, etc. Tomado em seguida á refeição, facilita a digestão, impede o azedume do estômago e evita as eructações.

As folhas de beterraba, em forma de cataplasmas, com um pouco de gordura, são empregadas, como refrescantes, nas escoriações da pele e nas inflamações em geral.

O suco da beterraba é tônico, refrescante e diurético. Combate a litíase vesical, descongestionando as vias urinárias.

Para os que tem pedras na bexiga, boa receita é esta : ferver uma beterraba e, do caldo, tomar 3 cálices por dia.

Para os que sofrem dos rins, ou das vias urinárias, a beterraba, juntamente com a cebola. é um remédio eficaz.

Para combater a tosse das crianças, corta-se a beterraba em rodelas finas, que se pões numa tigela. com açúcar por cima. Deixa-se durante a noite ao sereno. De manhã escorre-se o xarope que se forma e dá-se de beber aos petizes que estejam com tosse.

Valor Alimentício:

Quando em condição natural, a beterraba se conserva poraté uma semana, se mantida em local fresco e sombreado.

Em geladeira, pode ser mantida por até quinze dias,embalada em saco de plástico perfurado.

Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, suadurabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.

Abeterraba tem uma cor vermelha intensa e pode ser comida crua ou cozida.
É frequente pensar-se que a beterraba vermelha tem muitas calorias, por se confundir com uma outra variedade, a beterraba açucareira (branca), a partir da qual se extrai o açúcar. No entanto são variedades com características diferentes.

Abeterraba pode ser comida crua (em sumo, ralada em saladas, etc.), cozida, em pickles ou em conserva. Nutricionalmente a cozida é tão rica como crua.

Apesarde a beterraba vermelha ter um conteúdo de hidratos de carbono da ordem dos 5%, o que lhe confere um sabor adocicado, é pobre em calorias. É constituída pela raiz e pelas folhas, que também podem ser comidas cozidas - embora normalmente se coma apenas a raiz.

Quandocomprar, prefira as mais pequenas, que além de serem mais tenras cozem mais rapidamente. Devem ser cozidas com a casca e descascadas posteriormente, pois assim evitas que os utensílios fiquem manchados.
A cor vermelha intensa deste vegetal deve-se a um pigmento chamado betacianina. Este pigmento é muito utilizado como corante pela indústria alimentar, em diversos produtos como a sopa de rabo de boi, alcaçuz, gelados, etc. O nome do corante é "vermelho de beterraba".

Doponto de vista nutricional e, para além da pobreza em calorias, as beterrabas cruas e cozidas são uma excelente fonte de ácido fólico.

Aingestão de ácido fólico é importante, em especial para as mulheres grávidas e para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula - a espinha bífida. Para além disso, é importante ainda para evitar um tipo de anemia.

Algumferro, vitamina C e a riqueza em potássio tornam este alimento útil na normalização da tensão arterial. Contém fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol), implicados no risco acrescido de doenças cardiovasculares.

Oscarotenóides e flavonóides existentes na beterraba também ajudam a evitar que o colesterol LDL e que as paredes das artérias sejam danificados e oxidados pelos radicais livres. Essa propriedade antioxidante dos carotenóides e dos flavonóides protege igualmente a ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

Osnaturopatas acreditam que as beterrabas estimulam o sistema linfático e fortalecem o sistema imunitário. As qualidades purificadoras da beterraba, bem como a estimulação do fígado, dos rins, da vesícula, do baço e dos intestinos, são algumas das propriedades reconhecidas pelos naturopatas.

Osumo de beterraba fresca é um excelente tonificante e purificador do sangue, e tem-lhe sido atribuído valor como estimulante do fígado e auxiliar da digestão. Caso o sabor do sumo não te agrade muito, mistura-lhe sumo de laranja e/ou cenoura.

Valor nutricional de 100g de beterraba crua:
*48,9 calorias
*9 g de hidratos de carbono
*3 g de proteínas
*0,1 g de lípidos (gorduras)
*32 mg de cálcio
*40 mg de fósforo
*2,5 mg de ferro
*351 mg de potássio
*150 µg de ácido fólico
*5 mg de vitamina C
*2 g de fibras

Os valores nutricionais da beterraba cozida ou em conserva não diferem muito dos da crua.
Se após uma refeição onde comeste beterraba, a urina ou as fezes tiverem uma coloração rosa-avermelhada, não te assustes. É que o pigmento da beterraba não é metabolizado pelo corpo, atravessando todo o aparelho digestivo sem sofrer alterações.



Medicina Alternativa®