Edições Nnatureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015                                                  

 

 

   Berinjela  - Solanum Melongena L.

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais. Vitamina : A, B1, B2, B5, C, potássio, fósforo, cloro, cálcio, sódio, magnésio, enxofre ferro.

USO MEDICINAL : O Dr. Paul Younis afirma que a berinjela é oxidante, mineralizante, alcalinizante, calmante.

O Prof. Dr. Angel H. Roffo. fazendo investigações em torno da berinjela, chegou a conclusão de que esse vegetal tem a virtude de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado.

A berinjela é um remédio excelente para o estômago, o baço e especialmente o fígado.

Para combater as afecções hepáticas, se recomenda ferver tanto o fruto como as folhas, na proporção de 30 ou 40 gramas para 1 litro dágua, e  beber cada dia, durante uma semana, certa quantidade do caldo. Depois omitir 2 ou 3 dias e voltar a tomar, até que a enfermidade tenha sido vencida.

O Dr. Raul O. Feijão diz que as folhas da berinjela se prestam ao preparo de cataplasmas emolientes para queimaduras, abscessos, herpes, etc., e que o suco dos frutos é bom diurético.

A berinjela é hipnótica, tendo, pois, virtudes semelhantes a da alface.

A berinjela, é muito recomendada na artrite.... Também dá bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabete e nas inflamações da pele em geral. ë mui digestiva, nutritiva e laxante, especialmente quando madura, pelo que se aconselha na desnutrição, nas indigestões e na prisão de ventre.

O suco da berinjela dá excelentes resultados como diurético. Utiliza-se nas inflamações dos rins, da pelve renal, da bexiga e da uretra, bem como na blenorragia e na supressão da urina.

As folhas da planta se usam como resolutivas. Preparam-se com elas cataplasmas emolientes e calmantes contra as queimaduras, as erupções da pele. Os abscessos, furúnculos, impigens inflamadas, etc.

Para extirpar as verrugas, esfregam-se sobre elas, várias vezes por dia, o suco da berinjela.

A BERINJELA é uma planta da família das solanáceas, cujos frutos, de cor escura e arroxeada, são muito apreciados como alimento em várias preparações culinárias, sendo consumida e difundida no Brasil e no mundo inteiro. É utilizada na culinária em diversas receitas, e possui baixas calorias, em 100 gramas do fruto fresco encontramos aproximadamente 19 calorias.
Contêm sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, e vitaminas como A, B¹, vitamina C, riboflavina e niacina, que protegem a pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo.
 
Alguns estudos científicos vêm pesquisando a ação da BERINJELA no que se refere à redução dos níveis de colesterol. De acordo com alguns estudos realizados, os mesmos sugerem que a redução do colesterol plasmático se dá em função da ligação de algum componente da BERINJELA com os sais biliares essenciais na absorção intestinal do colesterol. Além disso, a presença da niacina também pode influir na redução do colesterol plasmático.
 


Medicina Alternativa®