Edições Nnatureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015                                                 

 

 

   Batata  -  Solanum Tuberosum

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais. Vitaminas: A, B1, B2, B5, C, , potássio, fósforo, enxofre, magnésio, cloro, sódio, ferro, manganês, arsênio.

USO MEDICINAL : Nas regiões frias, o suco de batata, desde muito tempo,vem sendo usado pelos esquimós, exploradores polares, navegantes e caçadores, que dele se tem servido com proveito como medicamento, principalmente no combate ao escorbuto.

Nas regiões de clima temperado ou tropical, esse fato é praticamente desconhecido pela generalidade do público. Entretanto, o suco de batata é muito útil na acidez do estômago. E, segundo algumas autoridades na matéria, é bom também para curar úlceras.

Essa propriedades curativas  se atribuem a uma substância chamada "solanina", rica em vitaminas, mormente a C, além de substâncias amiláceas e mucóides, que protegem o estômago.

O médicos franceses, diz o Dr. Deodato de Morais, aconselham o uso da batata cozida aos diabéticos, em virtude dos sais de potássio que ela contém. Pelo mesmo motivo deve a batata fazer parte integrante do regime dos gotosos, biliosos e dos que sofrem de areias.

Aplicada topicamente, crua, ralada, em cataplasmas,a batata acalma as nevralgias e as dores provocadas por queimaduras leves.

Para preparar o suco, escolhem-se umas 4 batatas de bom tamanho,lavam-se cuidadosamente e passam-se num ralador comum de cozinha. A massa assim obtida coa-se através de um pano e bebe-se o suco imediatamente. A dose normal é 1 xícara das de chá, 3 vezes ao dia.

Cozida, amassada, em cataplasmas quentes, constitui um bom emoliente, eficaz para fazer amadurecer os abscessos.

Por ter  muito pouco  albumina ... a batata convém aos reumáticos, gotosos e artríticos em geral ... Não convém muito abatata frita aos que sofrem de prisão de ventre...

As pessoas que tem frieiras, tofos, artritismo e má circulação  nas mãos, devem tomar manilúvios todas as noites, em água de batatas com casca, cortadas em pedaços, friccionando, depois, as partes afetadas, com um pouco de polvilho de batatas com alho cru, esmagado. Esse banho, de 30 minutos a 1 hora, deve ser aplicado 7 ou 8 noites consecutivas, seguido sempre da fricção supra - citada. Igual efeito se consegue no rosto, nos pés e na pele em geral.

O purê de batata é um grande calmante nas irritações intestinais, desde que as batatas estejam bem cozidas, e pode até fazer desaparecer e, poucas horas uma colite, se for combinado com sumo de dióspiros  ou de romãs ou um pouco de marmelada...

O Prof. Mageri, da Universidade de Heidelberg, anunciou ter descoberto que o sumo de batata é excelente remédio contra a azia e as úlceras do estômago. A comunicação daquele cientista despertou o máximo interesse nos meios médicos da Europa. De então para cá, procedeu-se a longas séries de experiências, sobretudo numa clínica alemã da especialidade.

Essas pesquisas comprovaram claramente o valor terapêutico do suco do preciosos tubérculo. Depois de uma cura de 4 semanas, durante a qual o doente absorve 3 vezes ao dia sumo fresco, sente melhoras notáveis. Esse resultado deve-se ao fato de o suco de batata entravar a secreção do ácido estomacal.

Verificou-se mais, nesses 2 anos de aplicação do novo remédio, que as úlceras do estômago saram rapidamente. Pelo tratamento do Prof. Mageri chega-se a retardar ou mesmo evitar inteiramente a formação de um cranco no estômago.

CONTRA INDICAÇÕES : Em quantidade excessiva, a batata ocasiona a obstrução do ventre a a dilatação do estômago.

Por ser muito rica em potássio, a batata não deve se usada abusivamente elos que sofrem dos rins. Melhor é, para os nefríticos, evitá-la no jantar.

A batata verde e a grelada são perigosíssimas, pois produzem intoxicações manifestadas principalmente por cólicas e gastrites e até mesmo disenterias. - Dr. Deodato de Morais.



Medicina Alternativa®