Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015

 

 

   Amora  -  Murus Nigra

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono,proteínas, gorduras, sais, vitamina A,B1,B2,B5,C, potássio, fósforo, cálcio, sódio, ferro          .

USO MEDICINAL : É depurativa do sangue, anti-séptico, vermífugo, digestivo, calmante, purgante, refrescante, adstringente, etc...

É muito recomendável aos que tem o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc...

Para combater a prisão de ventre, comem-se um prato de amoras. em jejum, de manhã, e toma-se suco de amoras diluído em água morna.

O suco de amora, quente, adoçado com mel, toma-se com bons  resultados em casos  de afecções da garganta, amidalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais, afecção das gengivas, afecção da língua, aftas, etc...

O suco de amoras pretas dá um xarope magnífico para a diarréia e a desenteria, e muito bom para combater a tosse. tratando-se de lactentes, pode-se com esse xarope adoçar-lhes a mamadeira, em caso de tosse.

Esse mesmo xarope tem ação energética como desinflamante, empregando-se, com bons resultados em gargarejos, contra as afecções da garganta.

Em casos de febre, usa-se u suco de amoras, diluído em água, como refrescante.

As flores frescas são diuréticas e muito úteis nas afecções das vias urinárias. Prepara-se, por infusão, um chá adoçado com mel.

A casca do tronco, em infusão, dá um chá que se toma em caso de dores dos ossos em ligação com inflamações. Esse mesmo chá dá bons resultados no tratamento da diabete, e seu efeito  é maior se se lhe agrega suco de alho e cebola.

A casca da raiz é empregada para expulsar vermes intestinais, inclusive a solitária. Usá-se também  para combater as afecções bronquiais, especialmente a tosse, as afecções hepáticas, a pleurisia, os tumores, é outrossim, diurético e purgante. Prepara-se um chá por infusão.



Medicina Alternativa®