Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015

 

 

   Amêndoa  -  Prunus Amygdalus

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais,vitamina A,B1,B2,B5,C,fósforo, cálcio,enxofre,cloro,sódio, magnésio, ferro.

USO MEDICINAL: Em primeiro lugar, apregoamos o valor do leite de amêndoa (um tipo de refresco ou orchata).

Essa orchata é muito benéfica contra a acidez ou úlcera gástrica, caso em quem se toma pura, adoçada com um pouco de mel, ou em mistura com suco de couve, de repolho, ou de algumas outras hortaliças.

Por ser muito desinflamante, é que a orchata de amêndoa se recomenda nas afecções gastro-intestinais de caráter inflamatório.

É também indicada na diarréia das crianças, na bronquite, na pneumonia, nas inflamações das vias urinárias, nos cálculos renais e vesicais, nas tosses.

Usa-se de igual modo como refrescante, diurético e antiespasmódico. Para preparar um orchata de amêndoa procede-se assim:

Tomam-se uns 50 ou 60 gramas de amêndoas e põem-se em água fria durante várias horas, ou escaldam-se com água fervendo, para que se possa remover mais facilmente a película. uma vez pelada as amêndoas, trituram-se com um pilão. A pasta que dai resulta acrescentasse água aos poucos, enquanto se continua amassando.  Deixa-se repousar umas três horas e passa-se por uma  peneira fina. As partículas maiores que ficam na peneira, trituram-se novamente, até que se tenha aproveitado praticamente toda a porção de amêndoas. Conforme o gosto, pode-se aromatizar o refresco com casca de limão e adoçar com mel. Uma vez pronto o leite de amêndoa, deve-se tomá-lo sem mais demora.

A amêndoa é um valioso alimento nos casos de anemia, e, moída ou triturada, com adição de suco de laranja ou limão, traz bons resultados contra as afecções das vias respiratórias e contra a diabete.

Para combater e leucorréia, tomam-se umas 10 amêndoas, moem-se e dissolvem-se em água fervida. Adiciona-se uma colherada de bálsamo-de-copaíba e o suco de limão. Mexe-se bem e toma-se em jejum, cada segundo dia.

Externamente, se aplica a amêndoa moída em cataplasma: na região da cintura, nos casos de dores nos rins, sobre o peito para acalmar dores e palpitações do coração, sobre a parte dolorida, no rosto, para combater a nevralgia facial.

Para tirar manchas dos rosto, moem-se e misturam-se partes iguais de amêndoas e milho branco. Com a pasta que assim se forma, fricciona-se diariamente a face.

A pasta de amêndoa triturada dá também bons resultados contra o eczema e as irritações cutâneas de modo geral.

O azeite extraído das amêndoas encerra propriedades lactígenas, esurinas, refrescantes, tônicas, laxantes e emolientes.

Usa-se nos casos de inflamações gastro-intestinais, ardor do estômago, bronquite, tosse, catarro das vias respiratórias, asma, inflamações da vias urinárias.

Externamente o azeite de amêndoas é bom, em aplicações tópicas. contra: hemorróidas (aplica-se quente), inchações dolorosas, dores reumáticas. dores de ouvido(tapa-se com um pouco de algodão), frieiras, gretaduras, manchas do rosto, etc.

CONTRA INDICAÇÕES: Os que sofrem de certas afecções hepáticas, como icterícia, cálculos biliários, etc.., devem abster-se de comer amêndoas.

 



Medicina Alternativa®