Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.011

 

 

   Alcachofra  -  Cynara Scolymus L.

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA :    Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais. Vitaminas : A, B1,B2, C, fósforo, potássio, cálcio, sódio, silício,ferro,cloro, enxofre, magnésio.

USO MEDICINAL :  Como as pencas do cardo, a alcachofra constitui um alimento excelente para os diabéticos... diminui a quantidade de açúcar na urina ... atua também sobre o fígado e favorece a secreção da bílis ... os resultados clínicos logrados nos poliscleróticos, nos aórticos, nos que padecem de insuficiências hepático-renais, etc., tornam esta espécie umas das mais belas conquistas da fitoterapia.

A alcachofra, muito recomendável aos convalescentes, e , bem assim, aos sofrem de anemia, clorose, debilidade geral e raquitismo. Também eficaz para os que padecem de uremia, obesidade, toxemia, cálculos na bexiga e nos rins, e inflamações rebeldes em geral. Em todos esses casos usa-se  alcachofra tenra, crua, ou mui ligeiramente aferventada, e come-se, em abundância, duas vezes por dia, durante algumas semanas até  que tenha desaparecido a enfermidade que se está tratando.

A alcachofra ligeiramente fervida é igualmente um tônico purificador dos pulmões, bom para as enfermidades deste órgão, como seja pneumonia e a tosse com inflamações.

Ensina o Prof. Nicolas Capo, do Instituto de Trofoterapia de Barcelona:

Nefríticos : Convém comer muita alcachofra, e o caldo preparado com essa hortaliça, rico em sais e vitaminas, em combinação com suco de limão, alho e cebola, fará trabalhar favoravelmente os filtros dos rins, na eliminação dos tóxicos.

Diabéticos : Uma boa cura de alcachofra com limão é de capital importância para um tratamento completo e definitivo ...

Asmáticos : O uso freqüente, várias vezes ao dia, de caldo de alcachofra, com um pouco de azeite e muito suco de limão, cura a asma em poucos dias. Não acreditais ? Experimentai, pois!...

Sifilíticos : Para os sifilíticos também é muito recomendável uma cura de alcachofra e suco de limão, com alho e cebola.

Dispépticos : Se quiserdes curar-vos, abandonai as carnes e os peixes fritos e comei alcachofra com um pouco de azeite e suco de limão.

Hemorróidas : A alcachofra com cenoura e suco de limão tem nos dado os melhores resultados no tratamento das hemorróidas...

Escrofuloses : A alcachofra com cebola, cenoura e suco de limão, tem dado os melhores resultados contra a escrofulose...

Reumáticos e gotosos : Tanto para os reumáticos e gotosos, o mais importante é suprimir os alimentos ricos em proteínas ( carne, queijos, ovos cozidos, cogumelos, legumes secos) e usar muita salada de alcachofra com suco de limão. 

Prostáticos : Vós que sofreis de dificuldades de urinar, irritação nos ureteres, na bexiga e na próstata,  experimentai um tratamento com caldo de alcachofra, cebola, cenoura e suco de limão, acompanhado de banhos de tronco quentes, e sentireis imediatamente os efeitos medicinais desse processo de cura.

Cardíacos : O tratamento das doenças do coração, como de todos os outros, não está só em comer alcachofra, cebola e limão; está em primeiro lugar, em suprimir as causas fundamentais do mal, umas das quais é comer carne, peixe e enchido (carne de fumeiro).

Hemofílicos : Usai em abundância, saladas cruas e cozidas de alcachofra com limão e cebola, e vereis imediatamente os benefícios.

 



Medicina Alternativa®