Edições Natureza © - Todos os direitos reservados. 2.003 - 2.015

 

 

   Abacaxi  - Ananas Sativus

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitamina,B1,B2,B5,C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro.

USO MEDICINAL: Bronquite: Corta-se em fatias num vaso,deita-se mel em cima e cozinha-se. Depois de esfriar, retira-se o suco e coloca-se em um vidro bem tapado. Tomam-se três ou quatro colheres, das de sopa, ao dia.

Afecções da garganta: O abacaxi é também muito útil no tratamento das afecções da garganta, e mesmo da difteria. Comem-se a fruta, ao natural, ou toma-se o suco, ou fazem-se gargarejos com o suco.

Outras indicações: o abacaxi tem, outrossim, virtudes medicinais como diurético e vermífugo, combate a prisão de ventre, é desobstruente do fígado; favorece a digestão; combate todas as inflamações do tubo digestivo e cura as febres intestinais; é eficaz no tratamento da arteriosclerose e anemia; é bom contra as enfermidades da bexiga, da próstata e da ureta; é muito útil em caso de cálculos renais e vesicais, e em caso de amenorréia, é bom remédio contra o reumatismo, como também contra o artritismo, empregá-se com bons resultados na hidropisia e na icterícia; é muito útil no combate a nefrite; é um tônico cerebral, combatendo a neurastenia, a melancolia, a tristeza, a perda de memória, etc..., é depurativo do sangue, é ótimo germicida de modo geral.

Essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo.

A vitamina C é um remédio de choque contra o frio, cansaço,gripe e depressão.

É necessária ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos.

Os sais minerais contribuem também para ossos e dentes, mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.

Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca.

No tempero, ele amacia a carne. E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz. Para prepará-lo, corte a fruta em rodelas, coloque-as numa panela, regue com mel e cozinhe. Deixe esfriar, retire o suco e coloque-o em vidro bem tampado. Tome 3 a 4 colheres de sopa por dia.

Também a casca cozida em forma de chá é utilizada para purificar o sangue e para combater diferentes processos inflamatórios.

O abacaxi está maduro quando as folhas da coroa se soltam com facilidade. Se você preferir comprá-lo verde, deixe-o amadurecer em temperatura ambiente. E, para reconhecer quando ele está maduro demais, observe a região próxima à base. Em caso positivo, ela estará com manchas escuras e partes amolecidas. Essa fruta madura, e em boas condições, conserva-se na geladeira por 2 a 4 semanas.

Ele pode ser encontrado o ano inteiro, mas seu período de safra vai de dezembro a fevereiro.

Uma fatia de abacaxi (100 gramas) fornece 52 calorias.



Medicina Alternativa®